Quem sofre de um transtorno obsessivo compulsivo pode ter muito mais do que uma obsessão com a limpeza e a organização.
O TOC - transtorno obsessivo compulsivo - é um transtorno mental que afeta todos os aspetos da vida de quem dele sofre.
De acordo com os especialistas as obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência provocando uma acentuada ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo e executar rituais ou cumpulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (a contaminação, por exemplo), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico.
A revista Galileu destaca quatro coisas sobre o TOC que provavelmente desconhecias.
Ter pensamentos estranhos e desconfortáveis que podem até fazê-los desejar mal aos outros, apenas porque se preocupam demais com todas as coisas.
Ter medo que as pessoas de quem gostam morram pode afetar toda a gente mas quem sofre de TOC tem um medo paralisante de que isso aconteça e que pode acabar em obsessão.
Sentir que nunca nada está suficientemente limpo é um dos sintomas mais conhecimentos do transtorno. Mas pode ultrapassar a limpeza casa levando as pessoas a lavar compulsivamente as mãos até fazerem ferida, por exemplo.
Acreditar que nunca se vai melhorar e, pior ainda, acreditar que o que tem não é uma doença mas é simplesmente um 'castigo', por exemplo, por se ser mau.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.