sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Da respiração ao yoga, eis as melhores formas de desinchar

Sentir a barriga inchada é uma situação que inquieta não apenas pela questão estética, mas pelo desconforto que causa. Vê como aliviar.

O inchaço abdominal é uma das condições mais constantes no dia-a-dia. Um ou outro alimento menos bem digerido, um excesso alimentar, a toma de um ou mais medicamentos, a falta de ingestão de água, a ausência de fibra ao longo do dia... são muitos os aspetos que podem contribuir para uma barriga inchada, mas poucos os que se mostram realmente eficazes no combate a este 'mal'.

Alguns alimentos são aliados na luta contra o inchaço, especialmente se forem consumidos à noite, e existem pequenos truques alimentares e não só que podem ser também benéficos para esta situação. Mas, e se o segredo estiver na respiração?

Essa é a ideia defendida pelo site Mind Body Green, que coloca a respiração entre as cinco formas naturais mais certeiras para acabar com o inchaço. Diz a publicação que respirar pausadamente durante as refeições limita a produção de sucos digestivos responsáveis pelo inchaço, embora saliente que é importante manter um ato respiratório ao longo do dia - uma vez que ajuda ainda a reduzir o stress, um outro fato que pode influenciar o inchaço.

O consumo regular de probióticos é também um aspeto a ter em conta. Tal como já foi dito, os probióticos ajudam a criar um melhor habitat bacteriano nos intestinos, contudo, nem todas as pessoas respondem da mesma forma aos alimentos fermentados, sendo, por isso, importante testar e perceber qual o impacto que cada probiótico tem no organismo.

E o yoga? Esse é também um dos truques apresentados pelo site, que defende que esta disciplina ajuda ainda a reduzir inchaço pois acalma, alivia o stress e atia o sistema nervoso parassimpático chamado de 'descansar e digerir'.

Quando o inchaço acontece ao longo do dia, as infusões e chás são a melhor opção, especialmente aqueles que são feitos com gengibre ou menta, dois ingredientes que melhoram a digestão.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.