Mas também têm mais riscos de ter deficiências físicas, sugere um estudo norte-americano.
Estudo sugere que os bebés que nascem tarde - às 41 semanas de gestação - têm melhor desempenho nos testes cognitivos da escola do que os seus pares que nasceram no tempo, entre as 39 e as 40 semanas. Mas têm mais risco de ter deficiências físicas.
Estas são as conclusões de um estudo realizado por cientistas da Northwestern University publicado online no JAMA Pediatrics.
O Dr. David Figlio, quem liderou o estudo, e os seus colegas destacam: "Estas descobertas sugerem que pode haver uma 'troca-por-troca' entre os resultados cognitivos e físicos, associados à gestação tardia".
Para este estudo os investigadores analisaram as certidões de nascimento na Florida de cerca de 1.4 milhões de pessoas entre as 37 e as 41 semanas de gestação e depois ligaram-nas aos resultados na escola pública.
Os investigadores destacam que as suas descobertas podem ajudar os futuros pais e os médicos a considerar se induzem o parto ao fim do tempo de gestação ou se esperarem uma semana extra.
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