No trabalho comunicação é uma capacidade extremamente importante, mas ela não pode falar na hora de fazer os problemas chegar ao teu chefe.
Uma das capacidades profissionais mais valiosas que se pode dominar é a arte de fazer chegar um problema à atenção do seu chefe. Mas na maioria dos casos, as pessoas lidam tão mal com esta situação que eles acabam por parecer defensivas, desesperadas, ou depreciativas.
Chris Myers, CEO e fundador de uma startup partilha no site da revista Forbes os três erros que deves evitar a todo o custo quando tens de fazer chegar algum tipo de problema à tua chefia:
1. Levar problemas, não soluções: Focares-te no problema em vez das soluções é o erro mais comum que as pessoas cometem quando têm de puxar um problema para a atenção do teu chefe. Tenta começar a conversa com positivismo e focada numa ação para resolver o problema;
2. Não aceitar responsabilidades: Seja reconhecer o teu papel enquanto causador do problema ou assumir responsabilidade pela proposta de solução, as pessoas precisam de garantir que estão a investir pessoalmente no assunto em questão.
3. Pensar em termos absolutos: Outro erro bastante comum é ficar tão absorto no problema que não consegues ser intelectualmente honesto. Muitos poucos problemas na vida são preto e branco, no entanto, é da natureza humana tentar enquadras as coisas em termos absolutos. Quando as pessoas pensam em termos absolutos e bloqueiam, põem-se também no conflito. Usar expressões como "isto não vai resultar" ou "estamos a ir na direção errada" para enquadrar a questão só resultará em confrontos frustrantes em vez de discussões honestas.
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