quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sabes porque é que temos o hábito de dar as mãos?

Damos as mãos aos nossos pais, aos nossos filhos, à nossa cara-metade, aos nossos amigos e aos familiares mais próximos. Damos as mãos em qualquer idade e nos mais variados momentos. Mas, porque é que temos este hábito?

Dar as mãos às pessoas de quem gostamos é um hábito cultural e que está presente no quotidiano de muitos países ocidentais. Espelha amor, amizade, parceria e união. Mas, porque é que fazemos isso?

De acordo com a ciência, não há uma resposta concreta a esta questão, uma vez que este hábito sócio-cultural está há muito enraizado em determinadas sociedades e é visto quase como algo inato. É com as mãos que conhecemos o nosso corpo, que entramos em contacto com os nossos pais ainda em bebés e é também com as mãos que exploramos tudo o que está à nossa volta. Damos as mãos porque somos habituados a isso, proque nos deixa mais unidos.

Sabe-se que dar as mãos às pessoas de quem gostamos ajuda a reduzir o stress, como concluiu um estudo de 2006, e a diminuir a sensação de dor, como indica um de 2009.

Conta o site Bustle que os dois estudos foram realizados em casais heterossexuais e que o amor - espelhado no ato de dar a mão - pode estar na origem do efeito benéfico deste hábito. Mas 'cientificamente falando', dar as mãos faz aumentar os níveis de oxitocina, hormona produzida pelo hipotálamo e que está associada ao prazer do orgasmo, à empatia, à redução do stress social, etc.

Mas ainda no âmbito da dor, um estudo de 2011 indica que existe um ponto de pressão entre o polegar e o indicador (chamado de ponto hegu na acupuntura). Esta é a parte da mão que fica unida com a mão da outra pessoa e que é responsável pela diminuição da dor.

Dar a mão a quem gostamos é um hábito recorrente por esta ser uma parte sensível do corpo, diz o site Bustle. Embora as pessoas não o façam de forma consciente - ou seja, não dão as mãos a pensar na vontade de reduzir o stress - a verdade é que as sensações de bem-estar, segurança e confiança associadas a este hábito fazem com que seja feito inconscientemente.

Mas não é só o prazer que está em causa. Dar as mãos é também uma forma de comunicarmos com alguém.

A linguagem corporal é cada vez mais precisa e o ato de dar a mão a alguém é uma das formas mais honestas e diretas de mostrar afeto, já que é um dos toques mais longos e íntimos que podemos ter com alguém.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.