Estar só não é apenas estar sem companhia. A solidão é um estado que se deve levar a sério.
A solidão não escolhe idades, géneros, estados civis, rendimentos, momentos ou tempos. A solidão é um estado que deve ser levado a sério e vai muito além do simples facto de se estar sem companhia.
A solidão tem um impacto direto e nocivo na saúde física e mental as pessoas. Mas existem formas de controlar e evitar esta sensação de solidão, lê-se no site Bustle que conversou com vários especialistas de comportamento e saúde mental. Eis cinco coisas a fazer quando te sentes só.
1. Ser otimista - Na presença de sentimentos negativos ou de uma sensação de solidão, nada como olhar para os aspetos positivos da vida, dando-lhes o devido valor e colocando-os no centro das atenções.
2. Ficar próximo das outras pessoas - Como foi dito nas palavras acima, a solidão é mais do que a falta de companhia, mas estar fisicamente perto de outras pessoas é uma forma eficaz de libertares-te dos sentimentos negativos e da sensação de isolamento, diz o médico Joseph Burgo.
3. Fazer exercícios cardiovasculares - Sabias que acelerar o teu batimento cardíaco durante cerca de 30 minutos tem um efeito benéfico para a saúde e para o estado de espírito? Pois é, a corrida (e a consequente libertação de endorfinas) pode ser a solução.
4. Esquece as redes sociais - O mundo digital e virtual pode ajudar a quebrar barreiras físicas, mas a verdade é que não é nada benéfico para as emoções das pessoas, como muitos estudos têm vindo a provar nos últimos meses.
5. Sair da zona de conforto - Experimentar coisas novas, aventurares-te sozinho em algo que há muito ansiavas e arriscar naquilo que nunca pensaste fazer são formas de reforçar o desejo de mudar, de melhorar e de aproveitar ao máximo o que de bom a vida tem, como diz o especialista em neuro-ciência cognitiva e social John Cacioppo.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.