Uma simples palavra pode fazer toda a diferença... para o bem e para o mal. Mas quando em causa está alguém fragilizado com uma depressão, há que apostar nas palavras positivas.
A depressão não escolhe idades, nem tão pouco géneros. Não avisa quando vai chegar e não se faz de rogada na hora de se alojar permanentemente na mente de alguém. Viver com uma depressão é um verdadeiro inferno e são as pessoas que estão ao redor as que podem ajudar a sair desta espiral negativa o mais depressa possível.
A conversa é a opção mais fiel, embora seja importante ter cuidado com as palavras escolhidas e com a forma como te diriges à pessoa afetada por esta condição tão comum e ao mesmo tempo incompreendidas.
Mas enquanto algumas palavras são desaconselhadas, outras assumem-se como uma lufada de ar fresco para quem tem depressão. Segundo o site Today, eis o que se deve dizer a alguém com depressão.
- 'Estou aqui para ti'. Diz o psicólogo John Grohol que esta frase deve fazer-se acompanhada por atos, por atitudes que comprovem a vontade de ajudar.
- 'Vamos fazer algo'. Pode ser dar um passeio, ir ao cinema, às compras, pescar, fazer praia ou simplesmente ir à padaria da rua comprar pão fresco.
- 'Não sei exatamente o que sentes, mas é duro'.
Já a psicóloga Alison Ross acredita que por vezes o silêncio é a melhor solução, dando conforto à pessoa e a sensação de compreensão.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.