Existem 25 hábitos que a maioria de nós comete na sua higiene oral e que podem comprometer a saúde das gengivas e dos dentes. |
BEBER REFRIGERANTES: Os refrigerantes, incluindo as versões light ou diet, têm uma acidez na sua composição que provoca a erosão do esmalte dos dentes a longo prazo. O açúcar dos refrigerantes acaba por resultar em cáries. Por isso substitui-os água.
DEFICIÊNCIA EM CÁLCIO E VITAMINA D: Assim como os ossos, os nossos dentes precisam de quantidades suficientes de cálcio e minerais para se manterem fortes e densos à medida que envelhecemos. Uma mulher adulta precisa de 1000-1200 miligramas de cálcio e de 400-1000 IU de vitamina D por dia consumidas através da alimentação, luz solar e suplementos.
EXCESSO DE SUMOS NATURAIS: Apesar dos sumos naturais serem saudáveis, tais como so refrigerantes contêm elementos ácidos corrosivos para os dentes. Por isso, e como são saudáveis, não os evises mas escova sempre os dentes depois de os beber. Mas espera meia hora antes de os lavar.
ESCOLHA DA ESCOVA DE DENTES: Muitos de nós acreditam que quanto mais rijas forem as cerdas da escova de dentes mais eficientes são na remoção da placa bacteriana. Porém, cerdas demasiado rijas levam à erosão do esmalte e à exposição de terminações nervosas. Escolhe sempre uma escova com cerdas suaves para lavar os dentes.
CONSELHOS DENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS: Hoje temos acesso a todo o género de dicas e produtos sobre saúde oral nas redes sociais. Contudo, é aconselhável que as evites, já que muitas vezes se tratam de produtos não aprovados pelas autoridades de saúde e podem mesmo ser prejudiciais. Opta por visitar um médico dentista.
PIERCING NA LÍNGUA OU NO LÁBIO: Os piercings na língua ou lábio podem fraturar ou lascar os dentes por tendencialmente serem mordidos por quem os usa. Podem também causar ferimentos nos tecidos da língua e recuo das gengivas.
FUMAR: Além do mau hálito e dos dentes manchados, o tabaco também aumenta o risco de desenvolver doenças da gengiva. E caso já exista uma infecção na gengiva, a inalação de tabaco compromete a capacidade do sistema imunitário de a combater.
ESCOVA DE DENTES HÚMIDA QUANDO VIAJAS: Guardas a escova de dentes numa bolsa quando se viaja é muito comum. Mas garante que a escova está completamente seca antes de a guardares, já que as bactérias tendem a proliferar em ambientes húmidos, o que mais tarde causar infeção gengival.
RANGER E APERTAR OS DENTES: Muitos de nós, mesmo sem saber, tem o hábito de ranger e apertar os dentes durante o sono. Se não se tomar medidas, este hábito pode levar ao desgaste dos dentes, dores de cabeça, problemas nos maxilares e até alterações no rosto. A solução é usar uma prótese de silicone durante a noite, receitada pelo dentista.
REMOVER O APARELHO DENTÁRIO: Os ortodontistas recomendam que quem já tem usado aparelho para corrigir os dentes que o uses várias noites por semana para evitar voltar à forma original. Quem usa aparelhos fixos, deve garantir que estão limpos.
BRANQUEAMENTOS REGULARES: Exagerar nos tratamentos de branqueamento pode levar à erosão dos dentes, o que dará aos dentes um aspeto desgastado. É melhor consultares o dentista para saber a melhor forma de ter dentes brancos, usando agentes branqueadores com moderação.
NÃO PASSAR FIO DENTÁRIO NOS DENTES TRASEIROS: Muitas pessoas não passam o fio dentário nos dentes mais escondidos já que este hábito requer muito mais tempo e paciência. Conturo, estes dentes são mais vulneráveis à placa bacteriana, que mais tarde provoca tártaro e cáries.
ELIXIR ERRADO: O mercado está repleto de elixires que apenas controlam o mau hálito e deixam um sabor fresco na boa. Prefere sempre elixires como agentes anti-microbianos e flúor, que ajudam a prevenir gengivites, cáries, placa e o mau hálito.
MAGOAR AS GENGIVAS COM O FIO DENTÁRIO: Passar o fio dentário demasiado baixo pode causar fissuras nas gengivas e pode até provocar o seu recuo. Passa sempre o fio de forma suave para trás e para a frente.
PARAR DE USAR FIO DENTÁRIO QUANDO SANGRAS: O sangramento das gengivas é sinal de problemas e de existência de placa bacteriana. É recomendado que continues a usar o fio dentário para remover a placa e o sangramento passará com o tempo.
NÃO PASSAR FIO DENTÁRIO TODOS OS DIAS: Os dentistas recomendam que passes fio dentário nos dentes com bastante frequência para remover partículas de comida entre os dentes, mas também para remover a placa bacteriana acumulada. Se a placa for deixada por longos períodos, transforma-se em tártaro que terá de ser removido por um higienista oral.
ESQUECER AS CONSULTAS DE DENTISTA: Poucas pessoas gostam de ir ao dentista mas evitar as consultas é um erro grande. E se ficares demasiado tempo sem ir ao dentista o mais certo é que quando for preciso de um tratamento muito mais profundo.
NÃO BEBER ÁGUA SUFICIENTE: Todos sabemos que beber água é bom para a saúde mas o que muitos ignoram é que o flúor que ela contém ajuda a manter os dentes saudáveis e a limpar os ácidos e açúcares acumulados nos dentes.
EXCESSIVA LIMPEZA DA ESCOVA DE DENTES: Estás preocupado com a limpeza da tua escova de dentes e colocá-la na máquina da loiça ou no microondas para desinfetar? Não o faças, porque pode danificar a escova. Simplesmente lava-a com água, deixa-a secar e guarda-a na vertical. Assegura-te que a escova não fica em contacto com a escova de outra pessoa.
EVITAR RADIOGRAFIAS: Alguns estudos mostram uma possível ligação entre as radiografias aos dentes e tumores cerebrais. Mas estas conclusões não foram provadas e há muitos problemas orais que não são identificados sem a realização de raios-x.
USAR PALITOS: Usar palitos de madeira para remover partículas de comida que se encontram no meio dos dentes pode causar danos nos seus dentes e gengivas. Se tu te preocupas com uma boca saudável, usa fio dental. Não há substituto melhor.
NÃO PASSAR FIO NOS DOIS LADOS DA CAVIDADE: Para uma limpeza eficar deves passar o fio dentário em ambos os lados das cavidades orais.
TÉCNICAS DE ESCOVAGEM: Escovas na horizontal? Pára de fazer isso e opta por colocar a escova num ângulo de 45 graus em relação à superfície dos dentes, movendo-a em pequenos círculos.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.