Estudo sugere que os bebés são deliberadamente 'fofinhos' para que te façam querer cuidar deles.
Um estudo recente da Universidade de Oxford revela que os bebés são deliberadamente queridos - bochechas rechonchudas, olhos arregalados e risinhos - para provocar os instintos de prestação de cuidados nos adultos presentes nas vidas.
E, como destaca o Metro britânico, estas técnicas de manipulação não são só destinadas aos pais. Os bebés irão usar estes 'truques' em todos os adultos que encontrem, seja um amigo, a ama ou ou em qualquer pessoa que encontre na rua ou no supermercado. O objetivo é despoletar afeto e proteção, e são muito eficientes.
Os cientistas destacam que os bebés aprenderam esta técnicas de manipulação para garantir a sua sobrevivência, pois se forem adoráveis é mais provável que os adultos não resistam a dar-lhes atenção, mimos e comida deliciosa.
O professor Morten Kringelbach, autor principal deste estudo destaca: 'As crianças atraem-nos através de todos os nossos sentidos, o que ajuda a tornar a sua fofura uma das forças mais básicas e poderosas que moldam o nosso comportamento. Esta é a primeira prova do género que msotra que a fofura ajuda as crianças a sobreviver, provocando a prestação de cuidados, o que não pode ser reduzido a comportamentos simples e instintivos'.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.