Sentes-te miserável com tosse e espirros na cama enquanto o resto do mundo parece estar a divertires-te na praia? Não estás sozinho.
As gripes não são um problema só de inverno, e um relatório publicado pelo Public Health England mostra que o número de pessoas com sintoma de gripe e constipação têm aumentado.
De facto, apesar de tendermos mais a apanhar vírus e micróbios no outono e no inverno - pois geralmente estamos confinados em espaços fechados em proximidade uns com os outros -, continuam a haver "inúmeros vírus na primavera e no verão", como explica John Oxford, professor de virologia na Queen Mary, Universidade de Londres, ao Daily Mail.
Destaca ainda que alguns vírus da gripe são especialmente prevalentes no verão e podem provocar, além dos sintomas típicos de gripe, náuseas e vómitos - que podem durar até uma semana.
Sendo que "geralmente, as gripes de inverno e de verão são provocadas por vírus diferentes", explica o professor Oxford.
Uma das maiores diferenças é que a 'gripe de inverno' geralmente restringe-se à parte superior do sistema respiratório - o nariz, as passagens nasais e a garganta - enquanto os vírus da 'gripe de verão' também podem afetar o sistema gastrointestinal.
Por causa destes sintomas 'extra' as 'gripes de verão' podem ser piores do que as 'gripes de inverno' para muitas pessoas. No caso da crianças os vírus da 'gripe de verão' podem até estar na origem de sépsis.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.