sexta-feira, 13 de abril de 2018

Se te queres desculpar não uses estes argumentos

Se te desculpares de forma honesta e sincera, não deverá haver problema. Apenas não tentes demasiado. 

Se depois de um 'desculpa' vem um 'mas', estás a ir pelo caminho errado. Pedir desculpa é uma forma de resolver certos problemas, mas há formas de o fazer. Lembra-te que um pedido de desculpas é um momento delicado, em que o outro está magoado ou sentido, o que facilmente faz com que as tuas palavra sejam mal interpretadas.

Ao Huffington Post, vários terapeutas apontam as frases que mais deves evitar, para teres sucesso na difícil tarefa de pedir desculpa. 

"Peço desculpa por te sentires assim" - Este não é, na verdade, um pedido de desculpa. Não transmite remorsos ou empatia, pelo contrário, leva a crer que o problema está no outro, por pensar de forma 'errada' ou irracional.

"Desculpa por ter dito aquilo, mas não teria de o fazer se não te tivesses comportado daquela forma" -  Uma vez mais, este é um 'pedido de desculpa' que culpabiliza o outro. Um sincero pedido de desculpas deve reconhecer a dor que as palavras causaram no outro, não responsabilizá-lo por tal. 

"Desculpa, mas eu estava stressado" (ou cansado, ou com fome, ...) - Não são argumentos válidos e levam a crer que qualquer coisa que faças é desculpada pelo teu estado emocional. 

"Já pedi desculpa, porque não ultrapassas isso?" - Não culpabilizes o outro por não ter aceite à primeira o teu pedido de desculpa. Para a desculpa ser clara, deve assumir total responsabilidade pelas tuas ações. 

"Desculpa se te ofendi" - Tal não demonstra qualquer remorso ou responsabilidade pelos atos. Ao usar o 'se', estás a sugerir que o problema não é real e que o mal surgiu na forma como o outro reagiu à situação. 

"Posso ter feito isso, mas tu fizeste aquilo" - Não tragas os problemas do outro para o teu pedido de desculpa, tal é uma discussão, não um pedido sincero. 























0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.