quinta-feira, 12 de maio de 2016

Michael Schumacher: a vida do maior campeão da Fórmula 1

Com 91 vitórias em Grandes Prémios numa carreira de 19 anos na Fórmula 1, Michael Schumacher o heptacampeão da categoria é atualmente o piloto mais vencedor da história.
NASCIMENTO E PRIMEIROS ANOS 
Michael Schumacher nasceu em 3 de janeiro de 1969, em Hürth, na Alemanha, filho de Rolf e Elizabeth Schumacher. O pai lutou muito pelo futuro do filho no automobilismo e inclusive teve um segundo emprego para isso.
KART
Schumacher iniciou a carreira no kart muito cedo, em 1973.
PRECOCIDADE NA FÓRMULA 3
Ele logo provou que era um atleta diferenciado, ao ser campeão de kart em 1984 e 1985. Com o sucesso extraordinário para a idade, Schumacher ainda foi campeão europeu de kart em 1987. Ele logo entrou para a Fórmula 3 com 19 anos e foi campeão desta categoria em 1990.
ENTRADA NA JORDAN E MUDANÇA PARA A BENETTON
O talento notável levou que o jovem piloto logo assinasse com a escudeira Jordan em 1991. Um ano depois ele entrou para a Benetton.
CAMPEONATO NA BENETTON
Schumacher teve um grande impacto na Benetton, ganhando o seu primeiro Grande Prémio na Bélgica em 1992 e ganhando títulos de campeão em 1994 (oito vitórias) e 1995 (nove vitórias).
NA FERRARI
O alemão entrou para a Ferrari em 1996 e venceu três corridas, terminando o ano em terceiro lugar.
POLÉMICO 1997
A temporada de 1997 teve uma disputa entre Schumacher e o canadense Jacques Villeneuve. Schumacher foi para a última corrida com uma vantagem de um ponto e acabou por perder, não sem antes tentar tirar o colega da corrida de Jerez, na Espanha.
1999
Schumacher estava em excelente forma em 1999, mas acabou por partir uma perna no circuito de Silverstone.
CINCO CAMPEONATOS CONSECUTIVOS
Em 2000, Schumacher finalmente ganhou um campeonato na Ferrari, vencendo nove corridas naquele ano e tornando-se o primeiro campeão na escudeira desde 1979. A sua série de vitórias continuou e ele venceu os quatro campeonatos seguintes.
(FOTO) Schumacher comemora com o punho no ar e a equipa ao lado pouco antes de cruzar a linha de chegada em Melbourne Albert Park no dia 12 de março de 2000.
POLÉMICA COM RUBENS BARRICHELLO
Em 2002 a Ferrari pediu ao segundo piloto da equipa, Rubens Barrichello, que desacelerasse para ajudar Schumacher a vencer o Grande Prémio da Áustria. O episódio rendeu vaias da torcida.
PASSANDO O RECORDE DE JUAN MANUEL FANGIO
Ao vencer o campeonato de 2003, Schumacher quebrou o recordo do argentino Manuel Fangio e tornando-se o maior campeão da história da F1 com seis títulos. Ele ainda ganharia mais uma vez em 2004, tornando-se hepta.
APOSENTADORIA EM 2006
Depois de temporadas, relativamente tranquilas em 2005 e 2006, nas quais terminou em terceiro e segundo, respetivamente, Schumacher deu adeus a uma carreira de 91 vitórias em Grandes Prémios.
VOLTA COM A MERCEDES
Schumacher anunciou o seu retorno em 2009 com a Ferrari após uma lesão, obrigando Felipe Massa a sair do desporto.
No entanto, ele acabou por assinar com a equipa Mercedes. Não foi um retorno muito impressionante para o piloto alemão e ele não conseguiu vencer nem uma única corrida durante os seus três anos de retorno. Schumacher aposentou-se definitivamente em 2012.
(FOTO) Schumacher dirige para o pit lane durante a primeira sessão de treinos livres da Fórmula 1 do Grande Prémio da China, em Xangai, em 16 de abril de 2010.
COMPETIÇÕES EM OUTRAS CATEGORIAS
Após a aposentadoria Schumcher correu na Fórmula 3000 e, antes da Fórmla 1, nas 24 Horas de Le Mans.
HONRAS E PRÉMIOS
O sucesso de Schumacher na Fórmula 1 rendeu o Laureus World Sportsman of the Year (FOTO) duas vezes e, em abril de 2002, também foi indicado um dos Campeões da UNESCO para o desporto ao lado de nomes de Sergey Bubka e Pelé.
TRABALHO DE CARIDADE
Schumacher é conhecido pelo seu grande coração quando se trata de doar para boas causas e envolve-se em vários esforços humanitários, em 2002, tornou-se embaixador especial da UNESCO e também doou US$ 10 milhões para ajudar as vítimas do tsunami de 2004 no Sudeste Asiático.
MULHER E FILHOS
Ele casou-se com Corinna Betsch em 1995 e os dois tiveram uma filha, Gina-Marie, e o filho Mick. Ele mantém a sua vida privada em segredo.
MAGNATA DA F1
Os prémios e patrocínios colocaram Schumacher como o segundo atleta mais bem pago de 2004 na lista Forbes.
ACIDENTE COM SKI
Em dezembro de 2013, Schumacher sofreu ferimentos graves na cabeça enquanto esquiava com o seu filho nos Alpes franceses. Ele foi induzido ao coma por seis meses, antes de se mudar para um hospital em Lausanne, na Suíça. Em setembro de 2014, ele deixou o hospital para continuar com a terapia em casa. Em fevereiro de 2016, Luca di Montezemolo, o ex-chefe da equipa Ferrari F1, descreveu a saúde de Schumacher como "más" numa entrevista.

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.