quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Mitos sobre piolhos que devem cair por terra já

Os piolhos são uma das preocupações mais comuns dos pais no regresso às aulas.

E assim que a criança chega a casa a coçar a cabeça começam a soar os alarmes. Piolhos à vista!

Estes pequenos insetos que se alojam na cabeça provocam uma tremenda sensação de comichão e podem passar de criança para criança, podendo ainda afetar adultos. Mas se pensas que o aparecimento de piolhos é causa da falta de higiene estás enganado.

Como explica o site da revista Health, esta é apenas uma das várias ideia e teorias associadas aos piolhos que não passam de meros mitos. E está na hora de os quebrar. 

Além de não aparecerem à boleia de uns dias sem lavar o cabelo, os piolhos estão longe de ser uma praga perigosa para a saúde, uma vez que não são portadores de doenças como acontece com outros insetos, como aquele que transmite o Zika ou o dengue.

Acreditar que ao partilhar a escova, o pente ou o chapéu vais espalhar os piolhos é também um erro, pois estes pequenos bichos estão agarrados aos fios de cabelo e junto ao couro cabeludo, como se lê na publicação, que destaca ainda um outro mito: os cães podem ser os causadores dos piolhos das crianças. Como explica o médico Seth Orlow, os piolhos afetam apenas os humanos, não sendo como a carraça e o carrapato, que se alojam também em animais.

A não ser que se esteja debaixo de água por mais de seis horas, muito dificilmente vais conseguires-te livrar desta praga num duche... nem com o cabelo curto. Independentemente do tamanho do cabelo, os piolhos podem alojar-se na mesma, contudo, é mais difícil fazer a limpeza em cabelos longos e densos.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.