Coulrofobia é o termo psiquiátrico que se usa para designar o medo de palhaços.
Para umas pessoas ir ao circo e assistir a um espetáculo com palhaços é um momento de puro divertimento, mas para outras pode ser motivo para fugir a correr e a gritar com medo. Mas porquê?
Estas pessoas sofrem de coulrofobia, uma condição que, segundo o site Today, afeta 12% dos adultos norte-americanos e que faz com que tenham uma resposta de pânico e/ou ansiedade quando vêem um palhaço.
Para estas pessoas os palhaços são vistos como perigosos e ameaçadores e por isso têm uma resposta tão emocional e física. Mas há ainda quem não tenha tal fobia mas ache que os palhaços são perturbadores.
Os especialistas dizem que isto se deve a uma combinação de coisas. Por um lado porque "estão a esconder o seu rosto natural", como explicou o psicólogo Frank Farley. Isto pode levantar suspeitas e medos.
A maquilhagem dramática na boca e nos olhos também faz com que as pessoas fiquem mais cautelosas, pois não conseguem analisar as expressões faciais naturais do palhaço.
E depois há ainda coisas que se passam que podem fortalecer ainda mais o medo dos palhaços, como assaltos e outros crimes realizados por pessoas maquilhadas ou mascaradas de palhaços. Ou até os filmes onde o assassino é um palhaço assustador.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.