segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Uso incorreto de ponteiro laser pode causar perda de visão

Estudo levado a cabo nos Estados Unidos alerta para os riscos irreversíveis do mau uso destas luzes.

Os ponteiros laser há muito que deixaram de ser apenas um brinquedo. Com as tecnologias a chegarem a cada vez mais escolas e institutos, estes objetos passam a ser uma ferramenta frequente no ensino, podendo ser usados por professores e alunos.

Contudo, o uso incorreto destes ponteiros laser pode causar danos na retina e até mesmo uma perda de visão irreversível.

O alerta é dado pelo médico David R. P. Almeira, do VitreoRetinal Surgery (nos Estados Unidos), após ter analisado quatro rapazes com lesões oculares provocadas por ponteiros laser.

Segundo a Reuters, a equipa de investigadores está a analisar a perda de visão de quatro jovens (dois de 12 anos, um de nove e um de 16 anos) e que foi provocada pelo uso de ponteiros laser verde ou vermelhos, os mais comuns. Num dos casos, a lesão deveu-se a uma 'luta de lasers' entre amigos, noutro foi por culpa do reflexo do laser num espelho e nos restantes dois casos deveu-se à observação direta da luz emitida pela ferramenta.

Embora a perda de visão não seja total, o estudo não é ainda capaz de perceber se os danos a longo prazo serão iguais ou piores, podendo a capacidade de ver ficar comprometida.

O médico desaconselha o uso destes ponteiros laser por parte de crianças com menos de 14 anos e reforça o apelo junto dos pais e dos professores para os cuidados necessários com a luz emitida, sendo fundamental evitar que esta entre em contacto com o campo de visão das crianças.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.