quarta-feira, 23 de março de 2016

Como conservar a roupa guardada entre estações

A roupa deve ser bem arrumada para estar em bom estado quando a ser usada. Vê o que deves fazer.

Seleciona a roupa a guardar: Para quem tem pouco espaço em casa, esta tarefa é particularmente importante. Seleciona exatamente aquilo que queres e evitar guarda o que sabes que já não vais usar no ano seguinte.

Procede à lavagem da roupa: Não te esqueças de escolher o detergente certo para o tipo de roupa, para conseguires uma lavagem em boas condições. Há que assegurar uma limpeza profunda dos tecidos, pois uma pequena nódoa mal removida ou outro tipo de sujidade pode tornar-se num problema - evoluir para uma mancha amarelada de que nunca mais vais conseguir ver-te livre dela ou até atrair as traças durante os meses em que a peça está guardada.

Seca a roupa ao ar livre: Antes de pensares em arrumar a roupa tens de assegurar uma secagem total, idealmente ao ar livre com exposição ao vento e ao sol. Se entretanto passares a roupa a ferro, assegura-te também de que ficam absolutamente frias antes de as arrumares. Recorda-te que a humidade pode danificar os tecidos.

Abrir as portas do roupeiro ou cómoda uma vez por semana para ventilar a área pode ajudar a manter a tua roupa bem cuidada. Se possível, arruma a tua roupa dobrada, respeitando o formato original da peça.

Arrumar a roupa: Para arrumares a roupa opta, sempre que possível, por embalagens próprias que irão regular a luz e temperatura, mantendo as peças hermeticamente fechadas, livre de manchas, odores e humidades. Existem sacos a vácuo que ajudam a ganhar espaço e arrumar a roupa de forma bem organizada. Se não os tiveres e fores arrumar a roupa no habitual roupeiro ou gavetão, assegura-te que o local é fresco, bem ventilado e longe da luz natural ou artificial intensas.

Podes organizar a roupa por dois blocos de cor: branca, que tem de estar idealmente bem armazenada a vácuo, e de cor/preta que deve estar particularmente protegida da luz.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.