As tatuagens já não são um 'bicho de sete-cabeças' como há 30 anos. Os tempos mudaram e o conceito mudou também: são agora vistas como uma arte e, segundo este estudo, uma arte saudável.
Um novo estudo, publicado no 'Jornal Americano da Biologia Humana' e realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Alabama (EUA), descobriu que o processo pelo qual passou para ter tantas tatuagens no seu corpo pode tornar o seu sistema imunológico mais forte.
O estudo foi de pequena escala e apenas inclui 24 mulheres e 5 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos, que estavam prestes a fazer tatuagens. O grupo de investigadores recolheu a saliva dos participantes antes e depois de serem tatuados e testaram os seus níveis de imunoglobina A, um anticorpo que entra em ação em caso de infeção, e cortisol, uma hormona produzida pela parte superior da glândula suprarrenal e que está diretamente envolvida na resposta ao stress.
Foi descoberto que um indivíduo, ao obter uma nova tatuagem, suprime a resposta imunológica, pois o seu corpo está sob stress devido à experiência. Isto pode deixá-lo mais vulnerável a contrair infeções ou constipações num curto prazo, mas se já tiver várias tatuagens, o sistema imunológico é mais forte e não sofre tanto quando faz uma nova tatuagem. Ainda que o estudo tenha sido deveras limitado devido à quantidade da amostra utilizada, este aponta para uma ligação interessante entre as tatuagens e o sistema imunológico.
Tendo em conta outros estudos e este, os investigadores apontam duas possíveis razões para este fenómeno: a pessoa que vai ser tatuada pode estar simplesmente ansiosa, num bom sentido, fazendo com que o seu corpo não sofra tanto stress. Outra opção é justamente a força do hábito, isto é,o corpo da pessoa com muitas tatuagens vais-se habituando e tornando-se mais forte.
Se quiseres muito fazer uma tatuagem, mas a tua mãe ainda não está totalmente convencida, mostra-lhe este estudo.
terça-feira, 15 de março de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.