Um pequeno asteroide vai passar perto da Terra na próxima terça-feira, 8 de Março. Segundo a NASA, a nova órbita do asteroide 2013 TX68, indica que irá passar a cerca de 5 milhões de km da Terra. O asteroide terá cerca de 30 metros, mas não será uma ameaça pois nunca se aproximará mais do que 24 mil km, segundo os cientistas.
O asteroide foi descoberto dia 6 de outubro de 2013 pelo projeto Catalina Sky Survey, financiado pela agência espacial norte-americana (NASA).
Estimativas anteriores indicavam que o asteroide iria passar pelo perto da Terra no dia 5 de março a cerca de 14 milhões de km, no máximo 17 mil km.
As observações a partir das imagens tiradas do arquivo de asteroides da Pan-STARS, financiada pela NASA, permitiu aos cientistas do NASA'S Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS), rever as informações recolhidas anteriormente sobre a órbita e distância do objeto celeste.
"Nós já sabíamos que o asteroide 2013 TX68 iria passar pacificamente pela Terra no início de março, mas estes dados adicionais permitem-nos ter um melhor controlo sobre a sua órbita", disse Paul Chodas, gerente da CNEOS.
Os cálculos da órbita de asteroides são constantemente atualizados com base em observações relatadas à Minor Planet Center. Ao longo do tempo, com as informações adicionais obtidas os cientistas são capazes de aperfeiçoar e reduzir as incertezas sobre a distância e órbita.
quinta-feira, 3 de março de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.