quarta-feira, 9 de março de 2016

Tensão Pré-Menstrual: o que comer e o que evitar

Algumas mulheres ficam mais ansiosas e tensas nos dias que antecedem o aparecimento da menstruação, sendo o stress o principal protagonista dos seus dias.

Alimentos rico em fibra (grão integrais, frutas e legumes), alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, morangos, pimento, etc.) alimentos ricos em vitamina B6 (salmão, frango, soja, lentilhas e atum) e alimentos com bons níveis de beta-sitosterol (presentes no abacate, por exemplo).

Tudo o que possa estimular o organismo ou acelerar o batimento cardíaco é de evitar: café, chá preto e refrigerantes.

 São muitas as mulheres que culpam a menstruação pelas oscilações notórias de peso, uma vez que sentem uma enorme dificuldade em controlar a necessidade e o desejo compulsivo de comer mais e mais.

 Alimentos ricos em magnésio, como os vegetais de folha verde escura, aveia, figos e ameixas e ainda hidratos de carbono complexos (como os integrais). O objetivo é aumentar os níveis de saciedade. Escolher a frutose (das frutas) como o açúcar principal e o cacau como a alternativa ao chocolate são outras sugestões.

Não estares mais de 3 horas sem comer é fundamental, assim como tentares ao máximo não ter por perto alimentos menos saudáveis e calóricos.

Dias antes da menstruação 'bater à porta', algumas mulheres entram em estados profundos de tristeza e depressão. A causa é a combinação quase explosiva de hormonas, com a qual nem todas as mulheres conseguem lidar.

O peixe, a carne magra e as nozes são boas fontes de tirosina, um aminoácido que ajuda na produção de dopamina e adrenalina, duas hormonas que melhoram a sensação de bem-estar. As bebidas estimulantes (café e chá verde) e as gorduras boas (abacate, iogurte grego, salmão, azeite, nozes e sementes de linhaça) são também excelentes opções. Os ovos e leguminosas (ricos em vitamina B2) prometem deixar as pessoas bem-humoradas.

Evitar os ambientes de tensão é o mais recomendado.

Este é um sintoma de TPM mais comum nas mulheres e o que mais chateia, porque causa inchaço e pode dar origem ao aparecimento ou agravamento da celulite.

Optar por alimentos ricos em vitaminas é a solução: B6 (frango, soja, lentilhas e atum), E (óleos de trigo, espinafre, azeite e amêndoas) e C (legumes, verduras e algumas frutas). As gorduras boas são também recomendadas por terem um efeito anti-inflamatório. E como não poderia deixar de ser: beber muita água e chá diuréticos (ou alimentos ricos em água, como a melancia, melão, espargos, pepino, abacaxi).

O sal é, diz a publicação, o maior inimigo.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.