quinta-feira, 3 de março de 2016

Passaportes que te levam mais longe

A nacionalidade do teu passaporte diz mais sobre a tua liberdade para viajar do que a disponibilidade de tempo, de dinheiro ou as ligações aéreas, por exemplo. Enquanto o passaporte de um alemão abre portas à entrada automática em 177 países, no outro extremo um afegão só consegue fazê-lo em 25 países. E o português?

A Henley & Partners, uma empresa especializada em planeamento de residência e cidadania, acabou de anunciar o seu Visa Restriction Indez para 2016, realizado em parceria com a International Air Transport Association (IATA) e há boas notícias para Portugal. Apesar de termos caído dois lugares no ranking, para 6º lugar, mantemo-nos nos no top 10 mundial.

Quais os países com melhores passaportes?

  1. Alemanha
  2. Suécia
  3. Finlândia, França, Itália, Espanha e Reino Unido (ex aequo)
  4. Bélgica, a Dinamarca, a Holanda e EUA (idem)
  5. Áustria, Japão e Singapura (idem)
  6. Portugal, Canadá, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Coreia do Sul e Suiça
  7. Grécia e Nova Zelândia
  8. Austrália
  9. Malta
  10. República Checa, Hungria, Islândia e Eslováquia 

Qual o significado desta listagem? O ranking contabiliza o acesso de passageiros de cada nacionalidade a 218 países apenas com o passaporte e sem a necessidade de vistos, o que depende em larga escala das relações diplomáticas de cada nação e/ou de programas de atração de residentes, como o nosso programa dos Vistos Dourados. Assim, um cidadão alemão tem acesso automático a 177 países, um sueco a 176 países e os terceiros classificados a 175 países.

"Portugal, que dispõe do mais atraente programa de atribuição de residência através de investimento, através do seu Programa Vistos Dourados, ocupa a 6ª posição no índice de 2016, conquistando dois países para um total de 172 para onde os seus cidadãos podem viajar sem precisarem de visto", nota a empresa.

Historicamente, de acordo com o referido índice, Portugal já esteve numa posição mais favorável. No ano passado, estava em 4º lugar e, em 2014, em 3º. A melhor posição foi em 2008 e 2009, quando os passaportes portugueses eram os segundos a abrir mais portas no Mundo.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.