sexta-feira, 22 de abril de 2016

15 mitos mais comuns sobre o cancro

HÁ ALGUM SEGREDO PARA COMBATER O CANCRO?

Ultimamente parece que qualquer coisa que façamos ou comamos pode causar cancro - ou, por outro lado, curá-lo. As opiniões dos especialistas dividem-se e pode ser difícil discernir o que é facto do que é especulação. Desmistificamos os 15 mitos mais frequentes quando se trata de falar da "doença da actualidade".


Não usar desodorizante: Uma das reivindicações mais frequentes é que os desodorizantes em spray podem causar cancro especialmente da mama. Um estudo realizado em 2002 pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle revelou não haver relação entre o uso desses produtos e o cancro.

Não fazer churrascos: Disposto a deixar de fazer churrascos por medo de desenvolver cancro? Não arrumes as acendalhas. Enquanto a carne carbonizada contém substâncias que podem causar mutação em roedores, os níveis necessários para causar cancro em humanos exigiria o consumo de alta quantidade de grelhados - que ninguém come normalmente. Para reduzir o risco, o Instituto Nacional do Cancro em Inglaterra, aconselha que não deixes queimar os alimentos, ou se deixares passar demasiado, corta os pedaços chamuscados.

Não tomar contraceptivos orais: As pílulas anticoncepcionais reduzem o risco de cancro de útero e ovários mas aumentam ligeiramente o risco de cancro da mama. Após dez anos de interrupção da medicação, no entanto, o risco de cacnro volta ao mesmo nível, como se nunca tivesses tomado pílulas de controlo de natalidade. Não há, por isso, necessidade deixar de tomar pílula.

Não pintar o cabelo: Pintar o cabelo causa cancro? De acordo com um estudo publicado no Journal od the American Medical Association em 25 de maio de 2014 não há relação direta entre o aparecimnento da doença e fazer coloração.

Beber muito vinho: Beber muito vinho previne o aparecimento do cancro? Pensa novamente. O álcool é consistentemente considerado como possível causa de canro, por isso, o melhor é desfrutar de forma moderada desta bebida que tem muitos benef´cios para a saúde se bebida sem excessos.

Não usar souien: Já ouvisdte falar que o uso de soutien pode aumentar o risco de canro? Não te preoupes, os Institutos inglês e americano desmentiram categoricamente esta afirmação.

Cortar nos alimentos ácidos: A lógica por detrás deste mito popular é que as células cancerígenas "existem" em ambiente ácido, pro isso, ao não consumir alimentos ricos em acidos, as células cancerígenas não terão um ambiente proício ao seu desenvolvimento. Infelizmente não há nenhuma evidência de que restringir o que se come possa alterar o equilíbrio do PH do corpo, de acordo com o Instituto Americano para pesquisa do Cancro.

Tomar uma aspirtina por dia durante 5 anos: Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, em 2012, descobriu que as pessoas que tomaram uma aspirina por dia durante cinco anos viram em 37% a redução do risco de cancro em comparação com pessoas que não tomavam aspirina.
 Outros estudos têm mostrado resultados semelhantes, no entanto, de acordo com o Instituto de Cancro da Universidade de Oxford, é muito cedo para recomendar uma aspirina por dia.

Livra-te do telemóvel: Fica descansado, o teu telemóvel não contribui para o cancro cerebral. Médicos da Danish Cancer Soceity monitorizaram 420.000 usuários de telefones móveis na Dinamarca entre 1982-1995 e não encontraram nenhuma ligação ao cancro. Houve vários estudos de acompanhamento desde então, e nenhum deles encontrou qualquer evidência de correlação entre o uso de telemóveis e a doença.

Não bebas água diretamente da garrafa de plástico: E quanto a beber agua de uma garrafa de plástico? tem havido alguma preocupação sobre a possível libertação de produtos químicos na água quando uma garrafa fica exposta ao calor, num carro, por exemplo. De acordo com o Cancer Research UK, não há nenhuma evidência de que isso possa acontecer. Apesar de substâncias químicas nocivas poderem ser libertadas quando o plástico é queimado, não está claro se estes se encontram presentes no plástico usado em garrafas de água.

Tirar o açúcar da tua dieta: O único problema com o açúcar é que ele leva ao aumento de peso se ingerido em excesso, que por sua vez coloca aumenta o risco de certos tipos de cancro, mas o açúcar em si não afeta é causa-efeito da doença.

Adeus soja: Não pode viver sem o seu leite de soja ou o tofu refogado? Não há necessidade de cortar com eles. Embora a soja contenha produtos químicos semelhantes ao estrogénio, um harmónio que pode promover tumores em células da mama, os médicos defendem que os estudos atuais não encontram efeitos nocivos no consumo de soja para sobreviventes de cancro.

Comer mirtilos todos os dias: Se gosta de mirtilos, coma-os mas mantenha as suas expectativas realistas. Alguns alimentos como os mirtilos, o chá verde, o alho, etc. são ótimos para sua saúde, mas não combatem o cancro, segundo um estudo financiado pelo Cancer Research UK.

Tomar vitaminas: Esqueceu-se das vitaminas hoje? Não se preocupe. Não foi detetado nenhum efeito das vitaminas sobre a doença cardiovascular ou cancro. Se são benéficas, o efeito é muito pequeno para detetar, de acordo com a revista Annals of Internal Medicine Journal de 2013.


0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.