quinta-feira, 28 de abril de 2016

50 dicas básicas de cozinha que precisas conhecer!

FAZER AS PRÓPRIAS PEPITAS DE CHOCOLATE
Sem pepitas em casa? Sem problema! Pega num tablete de chocolate e pica-o em pepitas com uma faca.
TIRAR CABINHOS DOS MORANGOS
Passa uma palhinha pelo centro e é tudo!
PROTEGER OS TEUS COPOS CONTRA INSETOS
Cobre o teu copo com uma forminha de papel!
EVITAR QUE O GELADO ESCORRA NOS DEDOS
Aí também basta usar uma forminha de papel!
GELOS NATURAIS PARA O VINHO
Os cubos de gelo para o vinho não são top. Pensa em congelar uvas e coloca-as no copo de vinho branco ou rosé. Não Vais colocar no vinho tinto.
NULO COM OS "HASHIS"?
Basta usar as molas dos pregadores de roupa e tudo fica resolvido!
UM SANDUÍCHE GELADO COMO UM PROFISSIONAL
Com esta astúcia, fazemos excelentes sanduíches gelados como os profissionais.
LINDAS RODELAS DE LIMÃO
Basta um cortador de raspas que se adapte e o resultado é perfeito.
UMA BANANA SPLIT RÁPIDA
Uma banana cortada ao meio, pepitas de chocolate, um envólucro de alumínio, forno por alguns minutos e pronto...
DESCASCAR UMA LARANJA SEM PROBLEMA
Para descascar uma laranja em menos de 3 minutos, rola-a sobre uma superfície dura para soltar a casca. Em seguida, corta a parte de cima da tua laranja e desliza sob a casca uma colher de sopa para descolar delicadamente a pele. Faz a volta, tu vais ver, é magico. Isto também funciona para as tangerinas, mexericas, etc., basta utilizar a colher de acordo com o tamanho da fruta.
CONSERVAR CÍTRICOS E RASPAS
Se tu tens um limão ou uma laranaj que tu tiraste raspas, coloca o teu cítrico num recipiente com água fria. Ele vai-se conservar até uma semana, com a condição de trocar a água todos os dias. Para conservar as raspas de limão ou laranja sem que elas ressequem ou percam o seu aroma, coloca-as dentro de açúcar e o açúcar num pote fechado hermeticamente.
CONSERVAR MELHOR AS FRUTAS
Para conservares as tuas frutas po mais tempo na temperatura ambiente, coloca algumas rolhas cortadas ao meio na tua cesta de frutas.
RETIRAR FACILMENTE OS GRÃOS DA ROMÃ
É bem simples: corta a romã ao meio e bate nele em cima de uma tigela, os grãos vão cair como nuvem.
ACELERAR O AMADURECIMENTO
Coloca as tuas frutas num saco de papel e coloca bananas e maças que vão soltar um gás (etileno) que faz amadurecer as outras frutas. Este método é ideal para acelerar o amadurecimento dos kiwis, mangas ou peras.
EVITAR QUE AS BANANAS AMADUREÇAM RÁPIDO
Embala as extremidades das tuas bananas com papel alumínio ou filme ou conserva as tuas bananas separadamente. As bananas ganharão alguns dias de conservação. Não te esqueças que as bananas aceleram o amadurecimento das outras frutas, toma cuidade de conservá-las longe das outras frutas.
CONSERVAR AS TUAS FRUTAS JÁ CORTADAS
Uma fruta já cortada pode ser conservada por 2 ou 3 dias no frigorífico. Para isso, vira-a sobre um pires, onde tu colocaste antes algumas gotas de vinagre ou um pouco de sal fino. No momento de utilizá-la corta uma fina fatia, onde tocou o pires, e saboreia naturalmente.
CONGELAR AS FRUTAS DA MANEIRA CORRETA
Verifica se as frutas são de boa qualidade e frescas, utiliza barquetes ou sacas de congelamento e congela em pequenas quantidades. Coloca um pouco de sumo de limão ou açúcar para evitar que as frutas escuraçam (se elas já estiverem cortadas).
CORTAR O ALHO EM QUE COLE NA FACA
Quando cortamos o alho com a faca, ficamos frequentemente irritados pelos pedaços de alho que colam na lâmina e espalhamos por todo o lado. Para evitar isso, unta ligeiramente o teu dente de alho e salpica sal. Assim tu vais poder picá-lo com toda a limpeza.
TIRAR A PELE DO GENGIBRE FRESCO
O ideal é pegar uma pequena colher e pelar o gengibre com a ponta da colherzinha. É mágico, vais ver que é muito mais eficaz do que com um descascador econômico de legumes.
RALAR FACILMENTE O GENGIBRE FRESCO
Para ser o mais eficaz possível, utiliza um ralador do tipo plano. Caso contrário, coloca o teu gengibre no congelador alguns minutos, isto fará o trabalho com um ralador comum.
CORTAR O QUEIJO COMO PROFISSIONAL
O queijo de massa mole não é sempre evidente poder cortá-lo pois a tendência é dele afundar e pegar a forma da base. Para teres belas fatias finas e regulares, sem perderes a cabeça, opta pela utilização do fio dental para proceder o corte dos teus queijos, como podem fazer os queijeiros (com um fio de aço de cortar manteiga).
NÃO SUJAR MAIS OS TEUS CADERNOS E LIVROS DE COZINHA
Para proteger os teus cadernos e livros de cozinha, coloca-os dentro de sacos de congelamento, antes de colocá-los sobre a tua mesa de trabalho. Tu assim evitarás as manchas de gordura, respingos de tomates e massas, etc...
Quando os saquinhos são abertos e tu tens dificuldades de colocares o conteúdo deles nos seus recipientes definitivos (farinha, açúcar, arroz, etc.), fabrica um funil ao cortar uma garrafa de água.
EVITAR OS RESPINGOS
Quando fritamos uma carne ou peixe na frigideira, tem sempre gordura que respinga e suja o teu fogão. Para remediar, coloca um coador revirado sobre a frigideira (ele deve ser maior que ela) a fim de evitar os respingos fora da panela. Uma peneira de metal também funciona.
DESCASCAR RAPIDAMENTE O ALHO
Para ganhares tempo ao descascar o teu alho, coloca uma cabeça no micro-ondas durante 20 segundos. Retira a cabeça do micro-ondas sem te queimares e tu só teras que esfregar os dentes de alho com as mãos para retirar as peles deles.
CORTAR CEBOLA SEM CHORAR
Graças ao micro-ondas, chega de lágrimas. Descasca a tua cebola, pica-a em vários lugares com a lâmina de uma faca (conservando-a inteira). Coloca-a no micro-ondas por 30 segundos, o que vai libertar os gases que te fazem chorar, porque irritam os teus olhos. Tu vais poder assim, cortar a tua cebola com toda a serenidade.
COZIMENTO RÁPIDO DAS BATATAS
Bem prático quando se está com pressa: descasca as batatas e coloca-as numa tigela com 3 colheres de sopa de água. Cobre a tigela com um filme e faz um buraco com a ponta de uma faca. Coloca no micro-ondas por 5 minutos na potência máxima. Tu podes fazer o teu purê de maçãs utilizando a mesma técnica.
PELAR OS TOMATES
Tu podes passar os tomates por 30 segundos em água a ferver e depois é só tirar as peles, com auxílio de uma faca. No micro-ondas, coloca os tomates numa tigela com água e depois coloca o micro-ondas, em potência máxima, por 45 segundos. Retira os tomates da tigela com água, sem te queimares e retira as peles. Outro modo rápido é espetar o tomate no ligar do cabinho, com um garfo e passá-lo rapidamente na chama do gás e depois retiar a pele. Cuidado para não queimar o tomate.
LIMPAR O FORNO MICRO-ONDAS SEM PROBLEMA
Enche uma tigela com água e coloca o sumo de dois limões. Coloca no micro-ondas e deixa por 3 minutos em potência máxima. Deixa descansar por 5 minutos no micro-ondas. Retira a tigela e com uma esponja, limpa as paredes do micro-ondas. As impurezas vão-se descolar facilmente.
CHEGA DE ABACATES ESCUROS
Para evitar isto, colocamos sumo de limão nos pedaços de abace e misturamos.
PRATO MUITO SALGADO
Se, por descuido, tu salgaste demais um prato, recupera-o colocando um pouco de sumo de limão contrabalançando os sabores. Mas, lembra-te, isto não diminui o teor de sódio existente nele, o que não é saudável.
CONSERVAR ERVAS FRESCAS
O ideal para conservares as ervas frescas é colocá-las numa folha de papel absorvente umedecida, depois colocar num saco de plástico ou num recipiente hermético e conservar na gaveta de legumes.
O COZIMENTO DAS CARNES E PEIXES
Quando tu pensas em cozinhar uma carne ou peixe, pensa em retirá-los do frigorífico pelo menos meia hora antes de levar a cozimento. Isto evitará de ter uma carne muito cozida por fora e crua por dentro.
PARTIR OS OVOS NA PARTE PLANA
Temos a mania de partir os ovos nas quinas da saladeira ou tigela. Esta técnica não é a melhor, pois ela deixa frequentemente cair pedacinhos da casca dentro do prata. Os ovos devem ser partidos no plano, diretamente sobre a superfície de trabalho da cozinha. A casca parte-se de maneira correta, ao emio, e adeus pesca aos pedacinhos.
COZIMENTO DOS GRÃOS TIPO SÊMOLA, QUINOA, BOULGHOUR, ETC.
Para o cozimento dos cereais tipo sêmola (cuscuz), quinoa, boughour, etc. torra-os rapidamente numa frigideira a seco a fim de libertar os seus sabores, aromas. Em seguida, molha-os com um caldo de ave, peixe, especiarias, que deve ser morno para que os grãos inchem e fiquem macios e cozidos.
DEIXAR A CARNE REPOUSAR DEPOIS DE ASSADA
Para que uma carne libere todos os sabores e fique perfeita para ser saboreada, é preciso deixá-la repousar alguns minutos depois do cozimento. Uma vez cozida, deixa-a repousar 5 e 10 minutos apra que o suco da carne se desprenda para dar uma carne tenra e macia. O ideal é colocá-la sobre uma grade.
SABOREAR BEM O QUEIJO
O queijo é frequentemente conservado no frigorífico, o que tende a alterar o seu sabor. Pensa então, em retirá-lo 30 minutos antes da refeição para poderes aproveitar todos os seus aromas.
AS CLARAS
Não as metas fora, pois ela conservam-se: 4 dias no frigorífico e pelo menos 6 meses no congelador. O importante é que elas fiquem dentro de um recipiente hermeticamente fechado, nos dois casos. Se tu as congelares e desejares utilizá-las, precisas tirá-las do congelador de véspera e deixá-las no frigorífico até o momento de usar. 
CONSERVAR BEM AS GELEIAS
Quando abrimos um pote de geleia, não o terminamos sempre na semana. Para evitar a formação de mofos sobre a geleia, pensa em salpicar uma fina camada de açúcar sobre a geleia já aberta. Assim ela vai durar mais tempo.
FAZER UM BANHO-MARIA DENTRO DAS REGRAS DA ARTE
O banho-maria permite cozinhar, reaquecer ou derreter suavemente uma preparação, sem queimá-la. Para prepará-lo bem: pega numa panela e uma saladeira um pouco maior que a panela, coloca água na panela sem que esta encoste na saladeira quando esta é colocada por cima. É igualmente importante apagar o fogo quando a água ferver, se tu não quiseres que a preparação cozinhe.
SABER QUANDO COLOCAR O SAL E A PIMENTA DO REINO
Para a pimenta do reino, é fácil, ela é clocada no momento de servir, a pimenta do reino não gosta de ser aquecida, ela torna-se ácida e perde os seus aromas e sabores.
Nós temos tendência a salgar umprato no fim da preparação enquanto que na realidade é preciso começar a colocar o sal desde a preparação. Por exemplo, um bife é salgado antes do cozimento, não depois. Ao contrário, ele recebe a pimenta do reino depois de pronto. Para um gratinado de massas, pensamos em colocar sal na água do cozimento das massas, e corrigimos o tempero no momento de fazer o gratinado, pois se as massas cozinham sem sal, não poderemos voltar atrás. Idem para um gratinado de batatas.
LAVAR FACILMENTE AS PANELAS
Deixando-as de molho num pouco de água com bicarbonato de sódio. Se as manchas são realmente difíceis, deixa-as ferver um pouco com esta mistura.
TIRAR SEMENTES DE MELÃO, MAMÃO OU ABÓBORA
Fica fácil, quando utilizamos uma colher para gelado.
RETIRAR UMA CASQUINHA DE OVO
Quando tu partes um ovo, pode acontecer de um pedacinho da casca cair na tigela. Recupera-a com o dedo molhado ou com um pedaço da casca.
FAZER COOKIES REGULARES
Utilizando simplesmente uma colher de gelado.
PREPARAR UM MOLHO DE TOMATES COMO NA ITÁLIA
Coloca uma ou duas latas de tomates picados numa panela com um pouco de azeite e sal e deixa ferver até secar, durante uns 20 minutos. Isto evita que a massa da pizza se destempere e isto conserva os sabores quando tu fazes molhos para macarrão. Tu podes temperar com pimenta do reino, orégano, manjericão, alho, etc.
ESCORRER A MUSSARELA
Quando tu fores preparar uma pizza e fores utilizar a mussarela em conserva, como bolas, corta a mussarela em fatias e deixa escorrer bem para evitar que o queijo não desentempere a massa.
PREPARAR UMA TORTA SEM FORMA
Coloca a tua massa aberta sobre uma assadeira, coloca uma mistura de farinha de amêndoas e açúcar e depois coloca as frutas deixando as bordas livres. Dobra as bordas da massa sobre as frutas, pincela leite ou manteiga derretida, coloca um pouco de açúcar e leva ao forno.
FAZER TORTINHAS SEM MASSA DE TORTA
Passa o rolo em fatias de pão de forma, corta círculos, pincela com manteiga derretida e leva a assar dentro de forminhas. Agora é só recheá-las como quiseres.
NÃO METAS FORA AS GEMAS
Se tu tiveres gemas demais, depois de teres feito uma mousse de chocolate, por exemplo, cozinha-as logo, pois elas não se conservam. Faz com elas pequenos potes de creme de baunilha, amanteigados bretões ou um bolo: para isto, substitui cada ovo da receita por duas gemas. Isto dá bolos muito macios.

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.