sexta-feira, 15 de abril de 2016

Como tratar calos e calosidades

Os calos e as calosidades resultam da fricção ou pressão persistente sobre a pele. Na verdade estes desenvolvem-se naturalmente com o intuito de ajudar a proteger a pele debaixo deles. E a maioria até desaparece quando deixa de haver fricção ou pressão na zona.

"Os calos podem desenvolver-se em qualquer parte do corpo onde haja uma fricção repetida tais como as pontas dos dedos de um guitarrista ou nas palmas das mãos de um mecânico", explica Nada Elbukuk, dermatologista e professora de dermatologia no Centro Médico Langone, na Universidade de Nova Iorque (EUA). "Geralmente, os calos desenvolvem-se no topo e nas laterais dos dedos dos pés e nas pontas dos pés, e as causas mais comuns são a artrite ou os sapatos mal ajustados".

Por vezes, os calos e as calosidades nos pés são confundidos com verrugas plantares, pois parecem ligeiramente semelhantes a quem não é especialista no assunto. No entanto, as verrugas plantares têm pequenos pontos pretos dentro delas e esses pontos são, na verdade, pequenos vasos sanguíneos. Por norma, as verrugas plantares tendem a ser mais dolorosas quando a pressão é aplicada para os lados das verrugas, e nos calos e calosidades a dor é mais intensa sob pressão direta.

Mergulha os pés em água morna: Faz isso entre cinco a 10 minutos ou até que a pele suavize.

Alisa a calosidade ou calo com uma pedra-pomes: Primeiro mergulha a pedra-pomes em água morna e depois passa suavemente em cima da zona afetada, em movimentos circulares ou de lado para remover a pele morta. 

Tem cuidado para não descolar muita pele, pois se o fizeres podes causar hemorragia e infeção.

 Aplica um creme hidratante na zona diariamente: Procura um creme com ácido salicílico, lactato de amónio ou ureia. Estes ingredientes vão ajudar gradualmente a suavizar os calos mais duros.

 Para proteger os calos de mais irritação, corta um pedaço de pele de toupeira (disponível nas farmácia) em duas formas de meia-lua e coloca em todo o calo. Para evitar que este faça contato com o calçado, coloca almofadas adesivas.

Utiliza sapatos que encaixem corretamente, ou seja, nem muito soltos nem muito apertados. 

Mantém as unhas dos pés aparadas: As unhas muito compridas podem empurrar os dedos contra o sapato, o que pode causar, ao longo do tempo, um calo. 
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.