sexta-feira, 29 de abril de 2016

Conhece Kayakoy, a cidade fantasma da Turquia

A cidade foi abandonada após um tratado entre gregos e turcos com o fim da Primeira Guerra Mundial.
Estás a planear uma viagem para Turquia? Localizada próxima da praia de Oludeniz, Kayakoy, mesmo estando tão próxima de um destino disputado, ainda é muito pouco conhecida pelos turistas. Acredita que existem autocarros que saiem do destino litorâneo em direção a cidade fantasma quase que diariamente, uma viagem que demora só 20 minutos.
A história por detrás da abandonada Kayakoy é super interessante! Contruída no século 19, a cidade, que passou por um terramoto e teve que ser reconstruída, foi morada de gregos e turcos até meados de 1922. Ambos os povos viviam em harmonia, até que a Grécia e a Turquia entraram num conflito super violento pelas terras do antigo império Otomano.
Em 1023, com o fim da Primeira Guerra Mundial, os dois países, já fragilizados, assinaram um tratado de paz para voltar a ser tudo como era antes. Ou não... No tratado, foi estipulado que a população migraria de lugar baseada em critérios religiosos. Desse modo, os ortodozos foram parar na Grécia e os muçulmanos, na Turquia. Quem pagou o pato por isso foi Kayakoy, que acabou por sofrer um processo de emigração, ficando cada vez mais vazia até se tornar numa cidade fantasma.
Localizada na região de Anatólia, Kayakoy acabou por virar um museu a céu aberto. Infelizmente, ainda é pouco visitado por turistas, mas dá uma olhada nas próximas fotos, quem sabe não ficarás animado para a conhecer.

Se a quiseres conhecer, podes entrar no autocarro que sai de Oludeniz com destino a Kayakoy! A viagem é bem rápida!

Construída no século 19, Kayakoy passou por um terramoto e teve que ser reconstruída pouco antes do ano 1900. Mas, não foi isso que a tornou uma cidade fantasma.

Depois da reconstrução, a cidade foi morada de gregos e turcos até meados de 1922.

Ambos os pobos viviam em harmonia, até que a Grécia e a Turquia entraram num conflito super violento pelas terras do antigo Império Otomano.

A situação só teve fim em 1923 com o fim da Primeira Guerra Mundial. Depois disso, os dois países, já fragilizados, assinaram um tratado de paz para voltar s er tudo como era antes.

No tratado, foi estipulado que a população migraria de lugar baseada em critérios religiosos.

Os ortodoxos foram parar na Grécia e os muçulmanos, na Turquia.

Quem pagou tudo pela migração, foi Katyakoy, que acabou por sofrer um processo de emigração, ficando cada vez mais vaiz até se tornar numa cidade fantasma.

Kayakoy acabou por virar um museu a céu aberto.

Na região de Anatólia.

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.