quarta-feira, 27 de abril de 2016

Benefícios da amamentação

A amamentação é extremamente benéfica para a mãe e para o bebé. O leite materno tem a quantidade certa de nutrientes necessários, digere-se facilmente e está sempre disponíveis. A 'Authority Nutrition' compilou alguns dos benefícios da amamentação. Descobre quais são.

A maioria das autoridades de saúde recomendam a amamentação exclusiva por, pelo menos, 6 meses. O leite materno muda a sua composição de acordo com a evolução das necessidades do bebé, especialmente durante o primeiro mês de vida. É rico em proteínas e carregado com compostos benéficos, mas pode carecer de vitamina D.

O leite materno está repleto de anticorpos que ajudam o bebé a combater vírus e bactérias.

Pode reduzir o risco do teu bebé ter infeções e doenças, incluindo alergias, doença celíaca e diabetes.

A amamentação promove o aumento de peso de forma saudável e ajuda a prevenir a obesidade infantil. Os bebés alimentados com leite materno também têm mais leptina no organismo e maiores quantidades de bactérias intestinais benéficas.

Alguns estudos sugerem que pode haver uma diferença no desenvolvimento do cérebro entre os bebés amamentados e os que não o são. O que poderá ter consequências, no futuro, em questões de comportamento e aprendizagem.

Nos primeiros três meses de amamentação, pode ser mais difícil perder o peso adquirido com a gravidez. No entanto, após esse período amamentar pode ajudar na perda de peso.

A amamentação aumenta a produção de oxitocina, uma hormona que provoca contrações no útero. Reduz a perda de sangue após o parto e ajuda o útero a voltar ao tamanho anterior.

Depressão pós-parto é um tipo de depressão que se pode desenvolver logo após o parto, mas nem todas a mulheres passam por este problema. As mães que amamentam têm menos probabilidade de desenvolver depressão pós-parto. O aumento da quantidade de oxitocina incentiva o cuidado, relaxamento e ligação entre mãe e filho.

A amamentação feira durante mais de um ano está associada a um menor risco de 28% de cancro da mama e de cancro dos ovários.

A amamentação regular interrompe a ovulação e menstruação. Há quem use este meio como método contracetivo, mas pode não ser totalmente eficaz.

É totalmente gratuito e requer pouco esforço, isto é, não precisas de te preocupar em comprar leite em pó, fazer a mistura, aquecer o biberão ou calcular quais são as necessidades diárias do bebé.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.