Já experienciaste algum tipo de mal-estar após o consumo de produtos lácteos? Pode ser o teu corpo a tentar dizer-te de que és intolerante à lactose. Estes são alguns dos sintomas que ocorrem em caso de intolerância, mas é indispensável que te aconselhes junto de um médico.
A sensação de barriga inchada e gases são sintomas comuns de intolerância à lactose- Este pode ser o resultado da deficiência da enzima lactase que tem a função de dividir os dois tipos de açúcar em cada molécula da lactose para que possam ser facilmente absorvidos pelo intestino.
A tua barriga dói e faz barulhos estranhos? Sem a lactase,a tentativa do corpo em quebrar a lactose pode, por si só, retirar uma grande quantidade de água do intestino. O resultado é uma combinação infeliz de diarreira, cólicas e sons estranhos vindos da barriga.
Sentes-te enojoado depois de consumir lactose? Existem diferentes graus de intolerância à lactose. Algumas pessoas experienciam sintomas mais extremos do que outras. No pior dos casos, uma deficiência de lactase pode dar vontade de vomitar logo após o consumo do produto lácteo.
A tua etnia tem taxas mais elevadas de intolerância à lactose? Todos nós precisamos de lactase para digerir o leito materno quando somos crianças, mas à medida que crescemos, esta pode nãos e desenvolver o suficiente para digerir a lactose na idade adulta. As populações caucasianas, da África Oriental, Sul da Ásia e de outras zonas africanas têm incidências muito mais elevadas de intolerância à lactose na idade adulta.
A diarreia e dores de intolerância à lactose assemelham-se a sintomas de outros tipos de doenças inflamatórias do intestino, incluindo a doença de Crohn. É importante lembrar que o que distingue o facto de estes sintomas estarem relacionados com esta intolerância é ocorrerem logo após o consumo de leite e derivados. Para testares a tua tolerância, experimenta não consumires este tipo de produtos durante algum tempo e verifica se o inchaço, os gases e as dores de estômago desaparecem.
Algumas deficiências de lactase estão presentes desde o nascimento, alguns desenvolvem-na como resultado de uma lesão devido a uma doença no intestino delgado e a maioria desenvolve na infância ou mais tarde. A forma mais comum de intolerância à lactose desenvolve-se algum tempo depois dos dois anos de idade.
Se suspeitas que sofres deste mal, o melhor é visitares o teu médico de família ou um especialista para realizar um teste. Caso o teste de intolerância à lactose seja positivo, trata de encontrar outros meios para consumir vitamina D e cálcio, duas substâncias presentes nos produtos lácteos.
sexta-feira, 29 de abril de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.