A psicóloga brasileira Cátia Rodrigues explicou ao site M de Mulher que melhor do que descarregar os ciúmes no parceiro é fazer uma introspeção para perceber porque é que fica tão inseguro e quais são os seus medos.
Eis alguns sinais, segundo a especialista, de que os ciúmes estão a enfraquecer a tua relação:
1. Tudo se transforma numa discussão: Às tantas já ninguém sabe o motivo mas continuam a discutir, seja em casa, no cinema, no restaurante ou por mensagens.
2. 'Perseguir' e vigiar o companheiro tornou-se num hábito: Seja investigar as redes sociais, ver o e-mail ou as mensagens no telemóvel do companheiro, tudo serve para manter essa perseguição.
3. As inseguranças aumentam e o sofrimento também. Não é só o alvo dos ciúmes que sofre, a pessoa ciumenta vai sofrendo à medida que as inseguranças aumentam.
4. Vais ficando cada vez mais paranoico. Uma pessoa tem ataques de ciúmes porque tem medo de perder a outra e como o medo é o nosso pior inimigo, pode levar-nos à paranoia.
5. Criam uma dependência desnecessária um do outro. Seja para evitar desconfianças ou discussões, o casal ciumento acaba por se fechar em si mesmo. "É preciso compreender que as pessoas não nos pertencer, que nós temos um relacionamento com elas", destaca Cátia Rodrigues. A verdadeira felicidade é duplicada quando há alguém que nos faz mais felizes no dia a dia, mas continuamos a ser felizes sem elas também.
6. Sentes-te a sufocar. As crises de ciúmes e discussões constantes podem ter um grande impacto no teu humor e até na tua saúde. Viver nessa pressão e stress não é nada bom para ninguém nem para a relação.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.